quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Descobrir o Mundo através das Histórias

Desde o início do ano passado que os livros fazem parte do dia-a-dia da sala. De capa grossa, de tecido, a 3 dimensões, de folha simples, não interessa: todos mostram um mundo novo! Alguns rasgados pelo meio, mas é a vida. Para ganharmos respeito aos livros às vezes temos que os estragar para perceber a sua importância. A hora de descobrir mais uma história foi adquirindo um papel primordial nas rotinas das crianças e chegou uma altura em que eles já se sentavam a pedir a história, já nem era preciso chamá-los.


Este ano o ritual do conto ainda se mantém, cada vez com mais força e por isso o caminho levou-nos ao Projecto Descobrir o Mundo através das Histórias.
Para isso, não basta simplesmente dar os livros às crianças, é preciso descobri-los com toda a calma e atenção, perceber o seu enredo, as suas personagens e dar-lhes vida. Às vezes faz-se através de imagens, outras vezes através de sons, tudo serve para enriquecer este tempo e desenvolver mais competências nas crianças. Os fantoches tornam-se um óptimo recurso para aumentar a sua atenção, afeiçoam-se ao personagem, entendem melhor a história e é mesmo assim que através dos fantoches, de bonecos e marionetas, as crianças apredem relacionarem-se com o mundo e a interiorizá-lo. A socialização e a afectividade são exercitadas de forma espontânea e lúdica...
Este Verão comprei alguns fantoches de dedo, mas ainda não os utilizei, nem explorei. Fiquei cheia de vontade de criar os meus e assim o fiz: pasta de papel para as cabeças, feltro e algum tecido para o corpo e uma quantas canetas já sem tinta que iam para o lixo.
Assim nasceram os três porquinhos,
a capuchinho vermelho, a avó e o lobo. Este último serve para ambas as histórias.

1 comentário:

Sílvia disse...

Sim, fomentar o respeito pelos livros é fundamental...eu adoro livros e aquilo que eles nos dao e acho o tema do projecto delicioso e interessantissimo...quem dera que as minhas colegas fossem numa de uma coisa parecida...sim, ainda nao decidimos o que vai ser :/

Beijinhos