sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A nossa primeira ida à Bebeteca

No nosso admirável mundo novo, temos hoje um recurso fantástico, uma sala de sonhos à mão onde os bebés se perdem na leitura e onde os pais podem aprender como os filhos gostam daquilo que nem eles sonharam: as bebetecas. Estes espaços magníficos, prova do vigor e energia das nossas bibliotecas, vêm-se espalhando pelo país como prendas na árvore de Natal. Espaços desenhados para os mais novos de todos, os bebés entre os 0 e os 3.
Retirado daqui.

Foi com um enorme agrado que, quando comecei a trabalhar na creche onde ainda estou, descobri que existe uma Bebeteca situada na Biblioteca Municipal da cidade onde trabalho. É sem sombra de dúvida um recurso importantíssimo para o desenvolvimento do gosto e respeito pelo livro e pela aquisição da leitura desde a mais tenra idade. Na Bebeteca são disponibilizados materiais lúdicos apropriados e realizam-se ateliês que visam fornecer aos bebés informação dimensionada às suas idades e estimular a sua criatividade, proporcionando-lhes, em contexto lúdico:
Participação activa e interacção com os seus acompanhantes e os outros bebés.
Descoberta e familiarização com o livro.
Realização de actividades de exploração promotoras do estímulo e desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e sociais.


Para além disso, ao levarmos as crianças lá aguçamos o gostinho aos pais para irem dar uma espreitadela à Bebeteca que, aos sábados, funciona também transformando-se num espaço intergeracional onde os próprios pais e restante família (porque não os avós?) adquirem informação sobre formas simples para estimularem o desenvolvimento de competências dos seus bebés e interagirem com eles num ambiente dimensionado e apelativo para uma
aprendizagem lúdica e activa pelos bebés, através de objectos e recursos do dia-a-dia.
Ou seja, não é preciso ir à Bebeteca todos os dias para obter tudo isto, basta que o tempo passado com os seus filhos seja de qualidade.
É tão bom trabalhar com crianças e poder tocar tantos pontos fulcrais do nosso dia-a-dia.

2 comentários:

Sofia disse...

bebeteca????uauuuuuuuuu....AMEI!mil beijinhos

disse...

Que sala tão convidativa...Continua o bom trabalho e vai partilhando connosco.!

Visita o meu blog....