segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Segunda-feira calma, será possível?!

Sim, hoje o dia correu estranhamente muito bem! Confesso que estranho quando tudo corre muito bem, porque quando trabalhamos com temperamentos, birras, manhas, angústias, emoções, as coisas normalmente tendem para berros, gritos, choros, zangas, mordidelas, enfim, o dia-a-dia de uma sala obviamente que não passa só por risos, abraços, canções, silêncios, gargalhadas e beijos!
E hoje, que faz precisamente um mês desde que começou o ano lectivo fiquei maravilhada quando a manhã não passou tanto por choros e zangas, mas pela convivência amistosa de todos, pequenas e rápidas zangas que têm que ver com o seu egocentrismo normal, mas que passam num instante com beijos e um abraço forte.
Fiquei feliz por sentir que todo este trabalho conjunto com a minha auxiliar está a dar frutos, as crianças estão a corresponder a todos os estímulos que dia após dia fomos dando.
O controlo esfíncteriano está a correr muito bem, com os normais esquecimentos e percalços, que obviamente fazem parte do processo. Algumas crianças ainda não estão suficientemente predispostas para deixarem as fraldas, devido à idade e mesmo à sua maturidade, mas isso pouco importa, porque quando chegar a altura devida, eles próprios pedirão e saberão que estão prontos.
Este mês foi feito de muito trabalho e cheio de fôlego vindo ainda das férias, foi feito de muita vontade que o ano corra bem, de um desejo imenso de fazermos muitas aprendizagens, de sermos mais autónomos, de crescermos todos juntos! É bom este sentimento de dever cumprido e de ter muita força para continuar!

1 comentário:

Catarina disse...

É tão bom quando colhemos os frutos do nosso trabalho! ;)