segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Preparativos

Com quase tudo a postos, andamos atarefados e ansiosos pela festa de Carnaval na sexta-feira!

Não é preciso dizer muita coisa para explicar de que é vamos vestidos! Na nossa sala o que não faltam são histórias de reis e de rainhas, princesas que perderam o sapato e príncipes que salvam a menina da história. É um mimo vê-los a olharem-se ao espelho com as coroas nas cabeças, todos vaidosos. Amanhã vamos pintar as capas que de certeza vão ficar lindas, dignas de verdadeiras majestades!
Vivam os palhaços,
Viva o Carnaval,
Viva a alegria
Que a ninguém faz mal!

domingo, 13 de janeiro de 2008

Saldos nos livros

Encontrei este mimo na Bertrand e qual não é o meu espanto quando li "Smile Price 7€" na capa?! Adoro encontrar preciosidades a preços baixos! Pena não ter encontrado coisas assim tão boas nas lojas de roupa ;P
Já comecei a folhear e encontrei uma linguagem acessível e clara, sem muitos eufemismos, explicando todo o processo de desenvolvimento da criança e responde aos porquês que nos surgem no dia-a-dia!

Acumular ou deitar fora?!

Confesso que não gosto nada de deitar coisas fora, gosto de reciclar tudo, mas isso implica acumular muita coisa que não interessa mas que um dia pode vir a dar jeito! Para além disso, vou sempre pedindo aqui e ali materiais diversos para algum projecto com as crianças e por isso, mesmo sem pedir, as pessoas acabam por vir trazer qualquer coisa que acharam que podia vir a dar jeito!
Tampas, latas, plásticos, palhinhas, copos, feijão, massa, esferovite, esponja, balões, livros de banda desenhada, fitas, panos e tecidos é tanta trapalhada que é difícil organizar tudo. O pior é que, como eu sou verdadeiramente esquecida, esqueço-me de algumas coisas que tenho e que podem vir a dar jeito! Ou seja, às vezes acumulo material, mas depois acabo por não usar na hora certa, vou adiando o seu uso, mesmo por esquecimento. Será que isto é desperdiçar?!
Para já vou tendo espaço para acumular, mais tarde provavelmente não será assim, ou seja, provavelmente até me vou organizar melhor porque não terei hipótese de juntar quilos e quilos de material. Será que este vício de acumular só acontece comigo?

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Desejos de Natal que se transformam em desejos de Ano Novo!

С Новым годом

... ou em português: Feliz Ano Novo!
Depois destas mini-férias, todos regressámos com saudades e a meio gás. Algumas crianças estiveram os primeiros dias do ano ainda em casa com os pais, por isso a sala esteve calma e tranquila. Foi durante esta calmaria que recebemos o D., um menino ucraniano que depois de uma temporada na Ucrânica com a mãe regressou à creche, onde só tinha estado sensivelmente um mês. A sua adaptação correu muito bem, mas o pior de tudo é ele não falar nada, mesmo nada, nadinha de português, ou seja, é tudo por gestos, por imitação e por tudo e mais alguma coisa que sirva para que ele nos compreenda. Por exemplo, o D. já tem o controle esfincteriano adquirido, mas como nós não sabemos quando é que ele quer ir à casa de banho, isto resolve-se por tentativas, mas pelo sim, pelo não a mãe voltou a colocar-lhe fraldas, o que é pena, pois acaba por retroceder no desenvolvimento. De resto, come muito bem, nas aulas de dança criativa e ginástica compreende muito bem os exercícios e jogos e faz tudo!! Aos poucos ele vai entendendo algumas regras, mas é muito complicado explicar-lhe quando tem de estar sentado, quando tem que esperar pelas outras crianças, quando pode ir buscar outro brinquedo, quando estamos na hora de arrumar, etc, mas aos poucos vamos evoluindo e além disso, é estas idades são as ideais para aprenderem novas línguas. Qualquer dia já começa a dizer algumas palavras em português, mas para já tudo o que ele diz só me soa a "vodka"!
As outras crianças ficam um bocado desconfiadas com o Danilo, mas não é por causa disso que não brincam com ele. Interagem muito, chamam por ele para ele ir brincar, ele só gosta de lhes puxar as babetes, os cabelos e pôr a língua de fora, mas é lindo de morrer, digno de capa de revista!